Novo século

Novos hábitos


por Edu Amorim

A década de 1890 reviveu a de 1830 e a moda do início do século XX ficou conhecida como a Belle Époque, ou Bela Época, representou o período de 1890 até 1914, tendo como marco de seu m o estourar da Primeira Guerra Mundial.

Neste momento a referência passou a ser a natureza, com suas linhas curvas e formas orgânicas. O estilo foi batizado de Art Nouveau e representou grande singularidade no período.

Como sempre se viu acontecer, a novidade teve seus reflexos na área da moda e a mulher vai incorporar todos os novos detalhes curvos.

guerra; confronto sujeito a interesses da disputa entre dois ou mais grupos distintos

A partir do século XX o estudo da história da moda passa a se dar por décadas, uma forma didática e também necessária, por conta da aceleração do processo de mudanças que se evidenciou nas linhas da moda.

Os anos de 1914 a 1918 foram marcados pelo conflito da Primeira Guerra Mundial. Os tempos mudaram. A presença do homem na guerra fez com que as mulheres de diversas classes sociais passassem a atuar em diversos setores antes masculinos

A moda como conhecemos hoje em dia mais acelerada e com lançamentos quase mensais é bem recente. A roda que faz a moda girar são os jovens, uma geração que começa a ser percebida no início do século XX mais precisamente na década de 20

No começo da década foi uma época de muita prosperidade e liberdade, animada pelo som das bandas de jazz e pelo charme das melindrosas, as mulheres modernas da época, que frequentavam os salões e traduziam em seu comportamento e modo de vestir o espírito da também chamada Era do Jazz.

A silhueta dos anos 1920 era tubular, os vestidos eram mais curtos, leves e elegantes, com braços e costas à mostra. O tecido predominante era a seda. Os novos modelos passam a facilitar os movimentos frenéticos exigidos pelo charleston.

A sociedade dos anos 1920, além da ópera ou do teatro, também freqüentava os cinematógrafos, que exibiam os filmes de Hollywood e seus astros, como Rodolfo Valentino e Douglas Fairbanks. As mulheres copiavam as roupas e os trejeitos das atrizes famosas, como Gloria Swanson e Mary Pickford. A cantora e dançarina Josephine Baker também provocava alvoroço em suas apresentações, sempre em trajes ousados.

Durante toda a década, Chanel lançou uma nova moda após a outra, sempre com muito sucesso. Outro nome importante foi Jean Patou, estilista francês que se destacou na linha esportiva, criando coleções inteiras para a estrela do tênis Suzanne Lenglen, que as usava dentro e fora das quadras. Suas roupas de banho também revolucionaram a moda praia.